terça-feira, 17 de março de 2009

Treinamento da mente

Olá andarilhos,

Existe um quadro na tradição oriental que mostra um homem guiando cavalos numa carruagem. O homem está desesperado, porque os cavalos estão todos fora de controle, indo um para cada lado, e há um abismo logo a frente. Esse desenho representa o homem, o ser humano.
No nosso dia a dia, muitas vezes somos levados por nossas paixões e emoções, e nosso estado muda da paz interior para a tensão rapidamente – é muito fácil perder o equilíbrio. Nossas paixões são como os cavalos da pintura: se não temos controle sobre eles, eles correm livremente, levando-nos à miséria e ao sofrimento. Como já coloquei num post aqui, essa é a temática da batalha de Arjuna.
Mas é necessário lembrar, novamente, que não devemos reprimir nossas emoções e paixões, mas sim compreendê-las melhor. É uma questão de auto-observação: quando a tempestade vier, apenas observe. Ela irá embora do mesmo modo como veio.
Existem métodos para ajudar-nos nessa difícil tarefa de entender quem realmente somos, e pretendo listá-las aqui ao longo do ano. Elas são muito úteis, mas a prática no dia-a-dia é fundamental – é quando lidamos com outras pessoas que os desafios acontecem. Como diz o Dalai Lama, é muito fácil ser paciente quando não há ninguém lhe importunando. O perdão só tem valor quando perdoamos o imperdoável.
Hoje vou citar uma técnica do livro Initiation to Hermetics, de Franz Bardon.

1.Sente-se numa cadeira confortável ou deite-se. Relaxe todo o corpo, feche seus olhos e observe a cadeia de seus pensamentos por cinco minutos, tentando retê-los. No começo, você vai perceber que sua mente será inundada com pensamentos relativos aos afazeres do dia-a-dia, preocupações pessoais e coisas do tipo. Comporte-se como um observador silencioso sobre essa cadeia de pensamentos, livre e independente. Dependendo de sua mentalidade e da sua situação mental, esse exercício pode ser mais ou menos difícil para você. O importante é não se esquecer de si mesmo, nem perder a sequência de pensamentos, mas ficar atento. Tome cuidado para não dormir enquanto pratica esse exercício. Se estiver muito cansado, deixe para depois. Os indianos jogam água gelada no rosto ou esfregam a face e a parte de cima do corpo para permanecerem acordados e atentos. Um pouco de respiração profunda antes de começar ajuda contra o sono e o cansaço. Esse exercício deve ser feito de manhã e à noite. Ele deve ser extendido em um minuto a cada dia para permitir que a sequência de pensamentos seja controlada sem a menor interferência por pelo menos 10 minutos depois de uma semana de treinamento.

Resumidamente, é só ficar atento enquanto observa seus pensamentos, sem esquecer-se de si mesmo. É recomendável ter um caderno para ir anotando seus progressos; ele também será muito útil nos próximos exercícios que irei passar aqui. Semana que vem eu vou postar o próximo exercício, para ser feito após uma certa prática nesse primeiro.

Até semana que vem, andarilhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!

 

blogger templates