quinta-feira, 2 de abril de 2009

Treinamento da Mente II

Olá Andarilhos,

Hoje vou introduzir um exercício muito útil, porém é necessário alguma prática no exercício anterior passado. Eu mesmo tive muitas dificuldades com o primeiro, sendo difícil ficar os 10 minutos sem nenhuma interrupção. Porém eu consegui perceber que a prática desse exercício se refletiu em certos momentos do meu dia-a-dia, pois pude notar com mais facilidade os momentos em que eu "perdia o controle" e me esquecia de mim mesmo. De fato, isso pode acontece várias vezes durante um único dia, mas talvez nem percebemos isso.

Outro ponto importante que quero ressaltar, apesar de já ter falado brevemente sobre isso, é que devemos tomar cuidados com os extremos. Esse treinamento visa evitar que sejamos levados facilmente por emoções e paixões que nos causam sofrimento, mas não devemos reprimir todo tipo de emoção e acabar virando um ditador de si mesmo. Como no filme O Tigre e o Dragão, "reprimir um sentimento só o deixa mais forte". A idéia é encontrar um equilíbrio, o caminho do meio.
Dadas as explicações, vamos ao exercício(também tirado do Initiation to Hermetics):

2 - Até agora aprendemos a controlar nossos pensamentos. O próximo exercício consiste em não ceder espaço em nossas mentes para pensamentos intrusos, indesejados e obstinados. Por exemplo, devemos ser capazes de não nos ocupar mais com as tarefas e preocupações de nossa profissão quando chegamos em casa e retornamos para o círculo familiar/privado. Todos os pensamentos que não pertencem à nossa privacidade devem ser postos de lado, e devemos entrar em uma personalidade completamente diferente instantaneamente. E o contrário também: no nosso trabalho, todos os pensamentos devem estar concentrados nele exclusivamente, e não devemos permitir que eles se dispersem ou se preocupem com as coisas de casa. Isso deve ser praticado repetidamente até que se transforme num hábito. Deve-se acostumar a fazer o que quer que seja com plena consciência, em casa ou no trabalho, seja algo importante ou trivial. Esse exercício deve ser mantido por toda a vida, porque ele afia a mente e reforça a consciência e a memória.

Vou começar esse treinamento junto com essa postagem. Espero que ele ajude a quem se propor a praticá-lo junto comigo - tenho certeza de que é algo muito útil.
Até semana que vem, andarilhos!
P.S.: O blog está sobre mudanças de layout, então a aparência vai ficar meio "mutante" por algum tempo. Mas nós vamos continuar postando normalmente. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!

 

blogger templates