quarta-feira, 29 de abril de 2009

O sermão na Montanha, por Eliphas Levi

Um texto pouco conhecido do Eliphas Levi, que mostra um pouco do lado Martinista deste Mago.

“Depois de Jesus ter repelido numa visão todas as coroas da Terra que lhe eram oferecidas pelo gênio do mal, a quem elas pertenciam, e que lhe propunha comprar a tirania ao preço de escravidão, como estava na lei do velho mundo; Depois de ter dominado a fome, o orgulho e a ambição do poder, Jesus, o conquistador pacífico, subiu a montanha, e, cercado de pastores e pecadores, começou seu primeiro discurso: Bem-aventurados aqueles que são pobres de espírito, porque a eles pertence o reino dos céus! Isso queria dizer: Infelizes os escravos da riqueza egoísta, porque só acumularão a miséria eterna! Bem-aventurados aqueles que são dóceis, porque possuirão a terra! É como se dissesse: Infelizes os que querem reinar sobre a terra pela violência, porque o poder lhes escapará! Bem-aventurados aqueles que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Pobres e deserdados, esperai pois! o cristianismo vos abre a porta de um futuro feliz. Bemaventurados os misericordiosos, porque obterão a misericórdia! Compreendemos que a frase acima quer dizer também: Infelizes os homens sem piedade, porque não haverá piedade para eles! Bemaventurados aqueles que têm o coração puro, porque verão Deus! Deus é a verdade e a justiça. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados de filhos de Deus! Um de nossos poetas disse: o amor é mais forte do que a guerra. A força bruta passará e se consumirá, mas a razão
calma e senhora de si mesma triunfará e terá sempre um novo poder! Bem-aventurados aqueles que sofrem perseguição pela justiça, porque a eles pertence o reino do céu! É perdoando que os mártires provam sua realeza. Quem persegue, abdica, e quem sofre, resiste. Resistir é poder, e poder é reinar. Não vim para destruir, mas para realizar, dizia ainda o filho do carpinteiro, declarando-se assim o iniciador do progresso.

O que dizia então ao judaísmo podemos dizê-lo ao catolicismo, nós, os homens do progresso religioso; nós, seus discípulos e continuadores de sua obra! Se vossa justiça, dizia ele, não é mais rica que a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos céus, e podemos dizer: Se não sois melhores e mais justos que os mais ardentes do
velho mundo e da Idade Média, não entrareis na associação universal do cristianismo realizado. Cristo disse: Aquele que injuriar seu irmão merecerá condenação; e nós dizemos: Aquele que não cuidar de seu irmão e que tratar como estranho um só membro da família humana, merecerá ser renegado pela família e terá lugar no julgamento dos fratricidas. Cristo disse: Perdoai sempre, e nós dizemos: Não vos ofendais mesmo com o mal que vos possam fazer. Os maus são doentes, tratai-os e não vos irriteis contra eles. Ele disse: Prestai atenção, antes do vosso sacrifício, se vosso irmão não tem alguma coisa contra vós e ide reconciliar-vos com ele antes de vossa
prece. E dizemos: Antes de vos sentardes à mesa perguntei a vosso irmão se não precisa de nada; dai primeiramente uma parte de vosso pão a quem não o tem, em seguida sentai no banquete da comunhão e Deus vos reconhecerá como seus filhos.

Ele disse: Aquele que abandona sua mulher é um adúltero, e aquele que rechaça sua companheira a impele à prostituição. E nós dizemos: Aquele que prostitui uma mulher, ultraja sua mãe, e aquele que casa sua filha por dinheiro, vende sua filha, e aquele que compra ou vende uma mulher, a prostitui; porque a essência do casamento é o amor e as relações conjugais sem amor são a impureza. Cristo disse: Não jureis, mas que vossa palavra seja sagrada. E nós dizemos: Para que a palavra seja sagrada é necessário que ela seja livre. Libertemos a inteligência; não fechemos a boca senão à mentira. Aquele que sufoca a palavra verdadeira é um deicida. Condenar não é responder. Perseguir uma idéia é sancioná-la. Um homem inteligente que fala fora de tempo pode não ter razão, para julgar é preciso ouvi-lo. Aquele que é forçado a se calar tem sempre razão. Quanto à perversidade e à estupidez, o próprio bom senso impõe-lhes silêncio. Ele disse: Oferece a face esquerda se te baterem na direita; e se te tomarem a túnica, abandona também teu manto. E nós dizemos a nossos irmãos: Quando vos caluniarem por ter dito a verdade ireis vos expor ainda à injustiça, e quando tiverdes sofrido a injúria e a calúnia, ireis vos expor com júbilo à miséria e à morte no desprezo. Quanto mais vossos inimigos vos batem, mais eles enfraquecem; quanto mais sofreis, mais sois fortes. Cristo disse: Não sejais hipócritas. E nós dizemos: Prestai solicitude a todos, falai menos de moral e sede menos infames. Sede francos e modestamente homens, e não procureis encobrir as torpezas da estupidez sob as asas de um anjo. Ele disse: Não se pode servir a Deus e ao dinheiro. E nós dizemos:



A propriedade não se faz respeitar quando não tem por origem o trabalho e por regra a fraternidade na associação. Ele disse: Não julgueis e não sereis julgados. E nós dizemos: Operai a transformação da penalidade em higiene moral, levantai aquele que cai e não batais nele; daí às enfermidades morais tratamentos morais, e não punições ímpias; não gireis em um círculo sangrento punindo o homicídio, porque agindo dessa forma dais de algum modo razão aos assassinos e perpetuais uma guerra de canibais. Se quereis que o homicídio seja realmente um crime, fazei com que não seja jamais um direito, e lembrai-vos desse condenado que dizia: Assassinando, arrisquei minha cabeça; vós ganhais, eu pago: estamos quites. E em seu pensamento acrescentava: Somos iguais. Cristo disse: Procurai primeiramente o reino de Deus e sua justiça e o resto vos será dado por acréscimo. E nós dizemos: O reino de Deus não é o reino da fome para Lázaro e das orgias do rico mau. O reino de Deus é o sol para todos, e a terra para todos é a fraternidade do trabalho, é a prostituição tornada impossível pelo respeito à mulher, é a escada social acessível, em todos os seus degraus, ao trabalho e mérito de todos. É o trabalho para todos; é a família para todos, é a propriedade para todos, é o reino da razão, é o sacerdócio do amor, é a comunhão de cada um em todos e de todos em cada um, é a unidade divina e humana, Deus vivo na humanidade, o Cristo ressuscitado e vivo no grande corpo do povo cristão; a liberdade progressiva e submetida à ordem, a igualdade relativa na ordem da hierarquia e a fraternidade distribuindo tudo a todos, segundo as leis da harmonia, que é a eterna sabedoria.

créditos ao Teoria da Conspiração.

Leia mais >>

domingo, 26 de abril de 2009

Qual é o seu segredo?

Existe um conto indiano que narra a seguinte história:

Um discípulo procura o seu mestre e lhe pergunta:

- mestre, qual é o seu segredo para nunca se enfurecer e ser sempre amável?

E o mestre lhe respondeu:

- não sei se posso falar sobre o meu segredo, mas eu sei qual é o seu...

E o discípulo curioso, perguntou:

- e qual é o meu segredo?

Compenetrado, o mestre disse: você vai morrer em uma semana.

Assustado com as palavras do mestre, o discípulo procurou, na semana seguinte, tratar os amigos e os familiares com muita afeição e, no sétimo dia, deitou-se em sua cama e pediu que chamassem o seu mestre. Quando este chegou, o discípulo lhe disse: “abençoe-me, sábio mestre, pois estou morrendo”.

Após abençoar o discípulo, o mestre lhe perguntou: “e como você passou a semana? Brigou com a família, com os amigos?”

E o discípulo lhe respondeu: “obviamente que não. Eu os amei intensamente.”

Após ouvir isso, o mestre lhe falou: você acabou de descobrir o meu segredo. Eu sei que posso morrer a qualquer momento, por isso, procuro ser sempre amável com todas as pessoas de minhas relações.”

copiado do blog do Adilson Marques.

Leia mais >>

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Novo Buda[update]

Olá Andarilhos!

Assisti um documentário que me deixou muito intrigado... o título é O Novo Buda(The Boy With Divine Powers).

Eis a sinopse:

Nepal, o berço do budismo, uma terra mágica e misteriosa, cuja cultura é dominada por lendas como o fabuloso Shangri-lá e o lendário homem das neves. Mas surge uma nova história. Uma história considerada um milagre moderno. Apenas possível por meio do poder espiritual do budismo. "É um fenômeno que dá muito orgulho e inspira as pessoas daqui". O garoto Ram Bonjom está meditando em uma floresta sem comer e beber a 10 meses. "Ele não está comendo nada e nem bebendo água". Muito sugerem que ele é um ser desprendido fisiológica e cognitivamente, que tem um poder tão grande sobre a mente, capaz de mudar para sempre a ciência moderna e a medicina. "Se ele está realmente sem comer e beber é difícil de explicar sobre o ponto de vista científico. Por isto temos de levar em conta a espiritualidade". Enquanto milhares de visitantes amontoam-se no no local, vamos explorar a verdade. " Ver uma coisa assim no Nepal, no meio desta multidão, isto é muito especial". Seria o segundo advento de Cristo, a reencarnação de Buda ou algo ainda mais sinistro, uma farsa na qual um garoto morre de fome em nome do lucro?

O vídeo está disponível no youtube, mas a qualidade está bem ruim...

[update] Achei alguns outros sites que falam sobre isso... verdade ou mentira? tire suas conclusões...
Prahlad Jani
O indiano sinistro que está sem comer nem beber há mais de 60 anos

Fica a dica. Até mais!

Leia mais >>

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Crime e castigo

Muitas vezes vos ouvi falando daquele que comete um mal como se ele não fosse um de vós, mas um estranho entre vós e um intruso em vosso mundo.
Mas digo que, assim como o sagrado e o correto não pode se elevar acima do que há de mais elevado dentro de vós,
O mau e o fraco também não pode cair mais baixo do que há de mais baixo em vós.
E assim como uma única folha não fica amarela sem o conhecimento silencioso da árvore inteira,
O malfeitor não pode fazer o mal sem a vontade oculta de todos vós.
Como uma procissão, vós caminhais juntos em direção ao vosso ser-deus.
Vós sois o caminho e os caminhantes.
E quando um de vós cai, ele cai pelos que estão atrás dele, um aviso contra a pedra no caminho.
Sim, e ele cai pelos que estão à sua frente, que, apesar de caminharem mais rápido e mais seguro, não tiraram a pedra.


-excerto de "O Profeta" de Gibran Khalil Gibran

Leia mais >>

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Iluminação

Não importa o que fizer, faça-o com profunda percepção, pois então até mesmo as pequenas coisas se tornarão sagradas. Dessa forma, cozinhar ou limpar a casa serão sagrados, serão uma oração. Não importa o que você esteja fazendo, o que importa é como você o está fazendo.

Você pode limpar o chão como um robô, como um dispositivo mecânico: é preciso limpar o chão, então você o limpa. Mas, se fizer isso de forma automática, estará deixando de ver algo de belo. Limpar o chão pode ser uma grande experiência, mas você a terá perdido. O chão ficará limpo, mas algo que poderia ter acontecido dentro de você não aconteceu. Se você estivesse perceptivo, alerta, não apenas o chão mas também você teria sentido uma limpeza profunda.

Limpe o chão em estado de total percepção, iluminado pela percepção. Trabalhe ou sente-se ou ande, mas uma coisa precisa ser continuamente desenvolvida: faça com que um número cada vez maior de momentos em sua vida sejam iluminados pela percepção. Deixe que a chama da percepção brilhe em cada momento, em cada ato.

Atingir a iluminação será o efeito cumulativo disso. O efeito cumulativo, todos os momentos juntos, todas as pequenas luzes juntas tornam-se uma grande fonte de luz.

-Osho, o livro da transformação

Leia mais >>

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Treinamento da Mente II

Olá Andarilhos,

Hoje vou introduzir um exercício muito útil, porém é necessário alguma prática no exercício anterior passado. Eu mesmo tive muitas dificuldades com o primeiro, sendo difícil ficar os 10 minutos sem nenhuma interrupção. Porém eu consegui perceber que a prática desse exercício se refletiu em certos momentos do meu dia-a-dia, pois pude notar com mais facilidade os momentos em que eu "perdia o controle" e me esquecia de mim mesmo. De fato, isso pode acontece várias vezes durante um único dia, mas talvez nem percebemos isso.

Outro ponto importante que quero ressaltar, apesar de já ter falado brevemente sobre isso, é que devemos tomar cuidados com os extremos. Esse treinamento visa evitar que sejamos levados facilmente por emoções e paixões que nos causam sofrimento, mas não devemos reprimir todo tipo de emoção e acabar virando um ditador de si mesmo. Como no filme O Tigre e o Dragão, "reprimir um sentimento só o deixa mais forte". A idéia é encontrar um equilíbrio, o caminho do meio.
Dadas as explicações, vamos ao exercício(também tirado do Initiation to Hermetics):

2 - Até agora aprendemos a controlar nossos pensamentos. O próximo exercício consiste em não ceder espaço em nossas mentes para pensamentos intrusos, indesejados e obstinados. Por exemplo, devemos ser capazes de não nos ocupar mais com as tarefas e preocupações de nossa profissão quando chegamos em casa e retornamos para o círculo familiar/privado. Todos os pensamentos que não pertencem à nossa privacidade devem ser postos de lado, e devemos entrar em uma personalidade completamente diferente instantaneamente. E o contrário também: no nosso trabalho, todos os pensamentos devem estar concentrados nele exclusivamente, e não devemos permitir que eles se dispersem ou se preocupem com as coisas de casa. Isso deve ser praticado repetidamente até que se transforme num hábito. Deve-se acostumar a fazer o que quer que seja com plena consciência, em casa ou no trabalho, seja algo importante ou trivial. Esse exercício deve ser mantido por toda a vida, porque ele afia a mente e reforça a consciência e a memória.

Vou começar esse treinamento junto com essa postagem. Espero que ele ajude a quem se propor a praticá-lo junto comigo - tenho certeza de que é algo muito útil.
Até semana que vem, andarilhos!
P.S.: O blog está sobre mudanças de layout, então a aparência vai ficar meio "mutante" por algum tempo. Mas nós vamos continuar postando normalmente. Abraços!

Leia mais >>
 

blogger templates